27 de junho
Pintura inspirada em tela de São Lucas opera prodígios
por toda parte até os dias de hoje
TUDO começa com outra pintura, do século I. O pintor é também evangelista, contemporâneo de Maria. A tela de Lucas transpõe fronteiras geográficas e de tempo. E serve de inspiração para outros pintores marianos. Multiplica-se.
Um bonito quadro de Maria ─ pintado no século XIII por um artista não identificado ─ está na ilha de Creta. Em 1496, um negociante com muita ganância e nenhuma piedade, furta-o, levando escondido para Roma, a fim de vendê-lo.
Mas a pintura está operando milagres! Como fazer? Indeciso, morre sem executar a ordem de Nossa Senhora: entregue o ícone para uma igreja! Só em 1499 o quadro é levado para a igreja de São Mateus, na Via Merulana. Aí são 300 anos de peregrinações, graças e prodígios.
Até que, na década de 1790, o flagelo das guerras napoleônicas devasta a Itália, arrasando 30 igrejas só em Roma. O quadro milagroso de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro é salvo, mas esquecido…
Na metade do século XIX é encontrado. Então o papa incumbe os padres redentoristas de cuidarem dele e divulgarem pelo mundo afora a devoção do socorro perpétuo de Nossa Senhora. #