Os profetas do Aleijadinho

Homens feios… belas esculturas!

Sobre os profetas de Congonhas do Campo, criados no século 18 pelo cinzel de Antônio Francisco Lisboa, faz interessantes observações o Dr. Plinio Corrêa de Oliveira (1908-1995). Veja como a pluma pliniana pinta essas estátuas proféticas:

MODELOS DE HONRA, SÍMBOLOS DA FÉ — Entre as diversas e esplêndidas características da arte medieval, que nunca me canso de elogiar, há uma espécie de deformação que se reveste de uma seriedade, uma força e uma presença heráldica verdadeiramente magníficas.

Ora, algo parecido podemos encontrar nos profetas do Aleijadinho.

Em geral, homens feios. Porém, nada existe de mais belo, no Brasil, do que as célebres esculturas desse artista mineiro. São a sua obra-prima, considerada por todos os críticos modernos como filhas de inspiração medieval, embora a Idade Média há tempos já tivesse passado.

São peças góticas, estupendas, que poderiam figurar, sem perder o mérito, ao lado das imagens seculares que ornam as galerias e os nichos das maravilhosas catedrais europeias.

Deformações geniais — Nesses personagens talhados em pedra-sabão, o Aleijadinho soube exprimir de maneira esplêndida o que deve ser um profeta. E a deformidade deles, como nas melhores produções medievais, não faz senão acentuar a expressão simbólica que o gênio artístico desejou imprimir na sua obra.

Caixas toráxicas largas, pescoços taurinos, pernas um tanto curtas, musculosas e atarracadas, os braços compridos. As cabeças grandes em relação ao corpo, as orelhas avantajadas. Os olhos, igualmente exagerados para o contorno das faces, revelam a grandeza da alma. Porque ter os olhos desproporcionais para o rosto, assim como a cabeça desproporcional para o corpo, significa que tudo quanto é relativo ao conhecimento, é maior do que o funcional. Detalhe que ressalta ainda mais a eloquente representatividade das imagens.

Por sua vez, o desenho das barbas joga um papel peculiar na composição dessas figuras bíblicas: algumas volumosas, cheias, felpudas; outras, artisticamente talhadas, emoldurando os queixos salientes e vigorosos. Estas e aquelas simbolizando de modo extraordinário a força moral desses homens que atravessaram toda sorte de tormentas, de sofrimentos.

Superior certeza — E todos aparentam uma saúde de ferro, física e, sobretudo, espiritual. São instrumentos das recriminações divinas, polêmicos, determinados. Além disso, agiam por uma superior certeza, nobres, sérios, sublimes.

Esses profetas falavam, proclamavam, e suas vozes reboavam como o grave som do bronze.

Numa palavra, não conheço esculturas católicas que exprimam tanta fé como esses profetas do Aleijadinho, que rugem um rugido eterno de pedra, hieráticos, imóveis, impassíveis.

Figuras postas contra o firmamento, como se raspassem o Céu e tocassem quase em Deus. Eles não ficariam bem dentro de uma igreja.

A abóboda celeste é o ‘templo’ proporcional a eles, ao ar livre, ombreando as elegantes palmeiras que lhes servem de moldura. Sem dúvida, uma obra-prima de encher a alma! #

(Resumo com adaptações de: Luzes da Civilização Cristã – tomo 2 – p. 69-73)

 

*  *  *

O Aleijadinho nasceu e faleceu em Vila Rica (1730-1814). Grande parte de sua obra encontra-se nas cidades mineiras de Tiradentes, São João del Rei, Mariana, Sabará, Congonhas do Campo e Ouro Preto (antiga Vila Rica).

Localizados na frente do Santuário do Bom Jesus de Matosinhos, em Congonhas do Campo, o conjunto dos “doze profetas” foi criado pelo Aleijadinho entre 1800 e 1805.

Estão lá representados em pedra-sabão: Abdias, Amós, Baruc, Daniel, Ezequiel, Habacuc, Isaías, Jeremias, Joel, Jonas, Naum e Oseias.

 

Grupo de Estudos e Pesquisas

Leigos que professam a religião católica, apostólica, romana, e se consagram a Nossa Senhora segundo o método de São Luís Grignion. Há bacharéis em teologia, missionários, escritores, professores, estudantes. Alguns colaboram em revistas, boletins e sites, ou exercem voluntariado em entidades beneficentes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *